terça-feira, 22 de maio de 2007

HISTÓRIA DO VÔLEI NO PAN


A Seleção Brasileira de vôlei masculino, com o técnico Bernardinho a sua frente é considerada imbatível. O treinador levou o time masculino ao lugar mais alto do pódio nos principais campeonatos promovidos pela Federão Internacional de Vôlei. Levou também o time feminino a duas medalhas de bronze olímpicas, prata no Pan 91 em Havana e ouro no Pan 99 em Winnipeg. O desempenho da equipe masculina nestes torneios deixou a seleção brasileira como líder absoluta do ranking da FIVB – Federação Internacional de Voleibol.
Mas essa Seleção de Ouro não ganhou ainda uma medalha que falta para coroar de vez essa equipe: a medalha de ouro em um Pan-americano. Ganhar o ouro no Pan 2007 deixará o vôlei brasileiro no máximo do ranking mundial como a única seleção que ganhou todas as medalhas com um mesmo treinador.
Mas engana-se quem acha que o nosso vôlei não tem essa medalha. O Brasil conquistou a medalha de ouro no Pan 63 em São Paulo, Pan 83 em Caracas, com o time masculino. Em São Paulo, o Vôlei feminino também conquistou o Ouro.
A história do Vôlei Brasileiro em Pan-americanos consta de medalhas que deixa ainda mais, não só o vôlei masculino, mas o vôlei feminino em alto nível de profissionalismo e respeito nos mundiais que participa.
O Brasil, desde o Pan 55 na cidade do México ganhou o Bronze no masculino e no feminino. O time Masculino contava com o jogador Urbano Brochado Santiago, ex-presidente do Minas Tênis Clube, pai do atual presidente, o Urbaninho, como carinhosamente é chamado.Urbaninho esteve a frente do time do Minas como levantador titular por mais de uma década.
Já no Pan 59 em Chicago, o vôlei conquistou as medalhas de ouro no feminino e prata no masculino. Nesse Pan a atleta Marta Maraglia estava em quadra e hoje faz parte da equipe do COB – Comitê Olímpico Brasileiro e está a frente da organização do Pan 2007 no Rio.
No Pan 67 em Winnipeg ganhamos Prata no masculino. No Pan 71 em Cali ganhamos o Bronze no Masculino. No Pan 75, repetimos o Bronze.
No Pan 79 em San Juan, só o vôlei feminino sobe ao pódio, com o Bronze. A equipe contava com o brilhantismo de Jacqueline Silva, medalha de Ouro no vôlei de praia em Sidney 2000 e Isabel Salgado. No Pan 87 em Indianápolis, ganhamos o Bronze no Masculino. Bernard Rajzman, o criador do saque jornada nas estrelas e Renan Dal Zotto, atual técnico do Cimed, que está disputando as finais com o Minas masculino, estavam lá.
No Pan 91 em Havana, conquistamos prata nos dois times e Ana Moser, Ana Flávia, Ana Maria Volponi, Fernanda Venturini que ganha o premio de melhor levantadora das Américas, faziam parte da equipe. No masculino contamos com Xande, Giovane, Marcelo Negrão.
No Pan 95 em Mar Del Plata não participamos porque a data desse torneio ficava muito próximo ao Grand Prix, torneio feminino internacional, realizado no Japão e na época a FBV – Federação Brasileira de vôlei preferiu polpar a seleção e trouxemos medalha de Ouro em cima de Cuba.
No Pan 99 o vôlei de praia começa a ganhar espaço em torneios internacionais e ser oficializado com esporte olímpico. O Brasil carimbando o melhor vôlei de praia do mundo com Adriana Behar e Shelda conquista o ouro, Luis Barbosa e Francismar Adriano Garrido prata e Franco José Neto e Roberto Costa bronze. Nas quadras o Brasil conquista ouro com o feminino e prata com o masculino.No time feminino contamos com a presença de Virna Dias entre outras que ganha a melhor jogadora desse Pan-americano.Fernanda Venturini não participa esse ano porque estava grávida da sua primeira filha, Júlia, com o técnico Bernardinho.
No Pan 2003 em Santo Domingo, já no comando de Bernardinho havia uma esperança para a conquista da medalha de Ouro para o Brasil. Todos já contavam com ela e desde que surge a Venezuela, uma barreira que para o time de Bernardinho, colocando a seleção masculina para disputar o Bronze, a última classificação do Brasil masculino no Pan. O time contava com a presença de campeões olímpicos de 92 em Barcelona, Giovane Gavio e Maurício Lima, considerado até então, o melhor levantador do mundo. O feminino não traz medalhas no comando de José Roberto Guimarães. Ana Richa e Larissa França conseguem o Bronze na praia e Luizão e Paulo Emílio a prata.
Para o Pan 2007 Rio só nos resta torcer e acreditar que o nosso vôlei, tanto nas quadras quanto na praia já provou que pode conquistar o ouro.
Voltar