sexta-feira, 15 de junho de 2007

"ELOGIO À LOUCURA"

Elogio à loucura - Erasmo de Roterdan.

"Pretendeis misturar o fogo com a água, pois a Loucura e a Prudência não são menos opostas que esses dois elementos contrários. Não obstante sentir-me-ei lisonjeada por vos convencer disso, desde que continueis a prestar-me vossa gentil atenção. Se a prudência consiste no uso comedido das coisas, eu desejaria saber qual dos dois merece mais ser honrado com o título de prudente: o sábio que, parte por modéstia, parte por medo, nada realiza, ou o louco, que nem o pudor, pois não o conhece, nem o perigo, porque não o vê, podem demover de qualquer empreendimento. O sábio absorve-se no estudo dos autores antigos; mas, que proveito tira ele dessa constante leitura? Raros conceitos espirituosos, alguns pensamentos requintados, algumas simples puerilidades, eis todo o fruto de sua fadiga. O louco, ao contrário, tomando a iniciativa de tudo, arrostando todos os perigos, parece-me alcançar a verdadeira prudência”.
O que causa a loucura?
“A loucura é um dos sintomas das psicoses, cuja mais devastadora é a esquizofrenia. Loucura é a perda do contato com os parâmetros e sentidos do que entendemos por real. O louco não consegue discernir sobre afeto, alucinações e delírios, nem tão pouco ter crítica própria”, diz a psicóloga, psicoterapeuta, psicanalista e psiquiatra Regina Cardoso. Felizmente, hoje os sintomas podem ser tratados, fazendo com que a pessoa tenha uma vida mais próxima do nosso "normal”. A principal causa segundo os estudos mais recentes, deve-se a lesões cerebrais e disfunções bioquímicas que afetam centros de compreensão do cérebro do paciente de uma forma parcial ou totalmente irreversível. As causas orgânicas iniciais para o surto são o stress e a depressão.
Mas a loucura não é sempre tratada como doença. Erasmo de Roterdan, pensador e poeta, elevava a loucura e a elogiava, num poema que leva o nome “Elogio a Loucura”.
Carl Jung apresentou provas extraídas do seu trabalho entre chamados “loucos” e as centenas de pessoas neuróticas que lhe pediam uma resposta para os seus problemas, de que a maior parte das formas de insanidade e desorientação mental era causada por um estreitamento da consciência.
O poeta inglês William Blake, disse que “se o homem persistisse em sua loucura, tornar-se-ia sábio”.
No Tarô, um conjunto de 78 cartas que é utilizado para organizar o inconsciente com o consciente, existe uma carta que chama O Louco. É considerada a carta mais poderosa do tarô. Como não tem uma numeração definida, pode significar qualquer coisa, como se fosse o coringa do baralho atual. Ser como O Louco do Tarô é ser esperto como o Bobo da Corte, aquele que ironizava o rei e sua corte de forma inteligente e com humor. Ser como o Louco do Tarô é ser bem recebido em toda parte.
A loucura é doença ou não? Se levarmos em consideração que ser um pouco “O Louco” poderá ser saudável, deveríamos soltar um louco que existe dentro de nós para alcançarmos alguns objetivos que pareciam impossíveis. O Louco deve ser solto com consciência e com uma pitada de insanidade.







O lema do psicólogo
O psicólogo não adoece, somatiza;
O psicólogo não transa, libera libido;
O psicólogo não estuda, sublima;
O psicólogo não dá vexame, surta;
O psicólogo não esquece, abstrai;
O psicólogo não fofoca, transfere;
O psicólogo não tem idéia, tem insight;
O psicólogo não resolve problemas, fecha gestalt;
O psicólogo não muda de interesse, altera figura-fundo;
O psicólogo não se engana, tem ato falho;
O psicólogo não fala, verbaliza;
O psicólogo não conversa, pontua;
O psicólogo não responde, devolve a pergunta;
O psicólogo não desabafa, tem catarse;
O psicólogo não é indiscreto, é espontâneo;
O psicólogo não dá palpite, oferece alternativa;
O psicólogo não fica triste, sofre angústia;
O psicólogo não acha, intui;
O psicólogo não faz frescura, regride;
O psicólogo não mente, resignifica;
O psicólogo não paquera, estabelece vínculo;
O psicólogo não é gente, é estado de espírito!!!
Voltar


Leia mais
"Só é doido quem pode!"
Desospitalização - Loucura não é crime!
Loucura
Loucura?
Ginástica cerebral

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the TV de Plasma, I hope you enjoy. The address is http://tv-de-plasma.blogspot.com. A hug.